sábado, 7 de fevereiro de 2009

Guloseimas que valem uma viagem.


Eu sou partidária de se experimentar coisas novas quando viajamos. Se estou no Nordeste, gosto de pedir uma "caipijá" (caipirinha de cajá) ao invés da velha conhecida caipivodca. Às vezes corro o risco de não gostar tanto, mas... Vale a tentativa. Novos sabores, novas paisagens, novo cabelo (não sei quanto a vocês, mas o meu sempre fica meio esquisito fora de casa). Viajar é também experimentar novas guloseimas.


Ser guloso é bom, nem que seja só nas férias. Tempo de descansar também é tempo de relaxar dessas preocupações mundanas, tipo os pneuzinhos a mais que ninguém nota... Lembro de uma grande amiga que diz que tem a maior preguiça de conviver com quem não gosta de comer! E o pior é que dá preguiça mesmo. Que papo vai ter uma pessoa que só come rúcula e chupa gelo?


Só sei que cada lugar que vou tem uma comidinha eleita. Aquele prato típico, ou doce, ou sorvete, que só de pensar dá água na boca e me faz lembrar de tantas coisas boas como... viajar.


Exemplos? Vamos lá:


Tiradentes, MG - Ai, aqueles doces de abóbora com côco que tem aquela casquinha dura e são molinhos por dentro, que delícia!!!!!!!!!!


Bahia - ADORO ir para a Bahia e comer tapioca no café da manhã! Me dá até vontade de acordar de madrugada e sair correndo para o restaurante. Na última viagem, comi mosca e não experimentei a vitaminha de abacate, que tem gosto da minha infância! Na volta, tive que correr no sacolão e fazer uma para não ficar aguada! (Loira aguada não dá!)


Paris - Pra mim Paris tem gosto do doce mil folhas! Minha primeira visita a esta cidade encantada foi aos 14 anos, e ao experimentar o "Mil Folhas" percebi o que estava perdendo até então!!!!


EUA - Starbucks! Tem em qualquer esquina, eu sei, mas não tem em Belo Horizonte. Se bem que o Californian Coffe lá do Shopping Diamond quebra um galho imenso. Quem não foi, está perdendo. E amo Donuts também. Sei que engorda, mas é bom demais. Deus, onde arrumo um por aqui??? Outra coisa que tem gosto de Estados Unidos é o sorvete Häagen-Dazs de Bayles. Na época em que eu viajava bastante (a trabalho, diga-se de passagem), era só colocar o pé nos Estados Unidos para sair feito uma louca procurando o sorvete de Bayles! E dá-lhe milk-shake, sorvete de casquinha, TUDO de Bayles. Mas esse eu não passo mais vontade, porque tem aqui agora!!! Que delícia, que delícia!


Irlanda - Cerveja Guinness. Não sei o motivo, mas comprei uma no Carrefour outro dia e não gostei nada. Será que é porque falta todo o resto, tipo o pub, o cenário magnífico?...


Canadá - Chocolate branco quente na 'Second Cup'! Gostei tanto que fiz minha amiga canadense implorar para que eles vendessem o pó instantâneo que eles usam para fazer essa maravilha! E não é que eu consegui? Mas não ficou tão bom, acho que essa história de cenário tem a ver mesmo :(


México - Não consigo esquecer de algo que comi em Cancun. Foi em um restaurante inspirado no filme Casablanca. Não é comida mexicana, era um frango recheado com lagosta. Existe algo mais "sui generis"? Mas foi tão, tão, tão insuperável!


Vamos lá, gente... Completem essa lista pra mim!


11 comentários:

  1. Completarei com prazer, Lois, afinal sou a rainha da gula viajante! A minha curiosidade alimentar é tão grande que já caí em várias roubadas, como comer um pastel de arraia em Caraíva! Bom, eu posso escrever por dias, mas lá vão algumas guloseimas! Budapeste: Lángos de sour cream e queijo (uma massa frita com recheios variados em cima, uma delícia!), tiramisu, sorvete e massa de funghi porcini na Italia, macarons da L'adurée e sorvete da Berthilon em Paris, Pastel de Belem, açorda de gambas e polvo a lagareira em Lisboa, croquete da rodoviária em Amsterdã (juro que é bom), jamón e queijo manchego na Espanha (aliás, todos os tapas!), só pra citar alguns exemplos, hehehe

    ResponderExcluir
  2. Completarei com prazer, Lois, afinal sou a rainha da gula viajante! A minha curiosidade alimentar é tão grande que já caí em várias roubadas, como comer um pastel de arraia em Caraíva! Bom, eu posso escrever sobre isso por dias, mas lá vão algumas guloseimas! Budapeste: Lángos de sour cream e queijo (uma massa frita com recheios variados em cima, uma delícia!), tiramisu, sorvete e massa de funghi porcini na Italia, macarons da Patisserie L'adurée e sorvete da Berthilon em Paris, Pastel de Belem, açorda de gambas e polvo a lagareira em Lisboa, croquete da rodoviária em Amsterdã (juro que é bom), jamón e queijo manchego na Espanha (aliás, todos os tapas!), só pra citar alguns exemplos, hehehe

    ResponderExcluir
  3. Ah, e as comidas nacionais! Tacacá no Tucupi em Manaus (é gostoso, mas é uma sopa quente que não combina nada com o clima da cidade), acarajé da Cira em Salvador, mariscada do Zé e Bene em Barra Grande, Pizza (qualquer sabor) do O Paso em Ouro Preto, Bobó de Camarão do Alguidares em BH (imbatível), feijoada do Nutreal em BH, ai, ai, saudade da comida brasileira!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, e as comidas nacionais! Tacacá no Tucupi na praça do teatro em Manaus (é gostoso, mas é uma sopa quente que não combina nada com o clima da cidade), acarajé da Cira em Salvador, mariscada do Zé e Bene em Barra Grande, Pizza (qualquer sabor) do O Paso em Ouro Preto, Bobó de Camarão do Alguidares, linguiça na chapa do Xapuri e feijoada do Nutreal (os 3 últimos em BH), ai, ai, saudade da comida brasileira!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que o nome "Tacacá no Tucupi" deve ser mais gostoso do que a própria comida! E eu simplesmente AMO tudo o que é serviço no "O Paso" (é esse nome mesmo? Eu comi uma bruschetta com 4 tipos de cogumelos que é simplesmente deliciosa, só que da última vez achei a porção meio pequena demais pra minha fome!

    ResponderExcluir
  6. São tantas... Vamos lá:
    Bahia => Moqueca de peixe com banana em Boipeba, queijo coalho e acarajé da Baiana.
    UK => English Breakfast - beaked beans on toast
    Anywhere/Always => TaiTea do Starbucks
    Espanha => cochinillo (filhote de porco assado do El Botin - restaurante mais antigo do mundo, dizem); Jamon e tapas em qualquer lugar!
    Canada => Blueberry pancakes
    São Paulo => Cantina Italiana - Famiglia Mancini (MARILHOSO) - tem que chegar cedo porque as filas são enormes.
    ....... Hummmmm........

    ResponderExcluir
  7. Não acredito!!!!!!!!!!!! Eu NUNCA tomei um TaiTea no Starbucks! Já tomei quando estudei no Canadá, e é bom demais, mas confesso que nem sabia que tinha no Starbucks. Ai, em março tenho 2 viagens a SP... Adivinha o que eu vou tomar?

    ResponderExcluir
  8. Nada melhor que viajar e comer bem! :)
    Eua: Chesecake do chesecake factory. TODAS
    Espanha: Trutas recheadas con jamón y queso, bocadillos de jamón, paella valenciana
    Fortaleza: Qualquer pizza ou crepe do Coco Bambu e para finalizar um brownie com sorvete

    Beijos Sílvia

    ResponderExcluir
  9. Tour Portugal:
    - Travesseiros ( Sintra)
    - Pastéis de Belém (Lisboa)
    - Queijadas ( São Miguel- Açores)
    Tour São Paulo
    - Qualquer sanduíche da Bela Paulista
    - Picolé de melão na Liberdade

    ResponderExcluir
  10. Picolé de melão???? Esse eu REALMENTE quero experimentar!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. A respeito do restaurante em Cancun inspirado no filme Casablanca, se não me engano, chamava-se Bogart`s (de Humpfrey Bogart) onde comi uma lagosta ao molho "três desejos" regada à champagne francesa, simplesmente divina. As mulheres tinham uma acomodação especial em cadeira de vime branca de espaldar bem alto e apoios especiais para os pés, como deusas. Nossa mesa ficava ao lado de uma pequena piscina com chafariz que tornava o ambiente apropriado para aquele ambiente especial.
    Infelizmente, voltei recentemente à Cancun numa curta permanência em Cozumel, parada de um cruzeiro pelo Oasis of the Seas, e não tive a oportunidade de jantar novamente lá.

    ResponderExcluir