quinta-feira, 16 de julho de 2009

"Internet-Novela"


Ontem estava lendo um blog da sobrinha de uma grande amiga minha. Trata-se de um blog sobre sua estadia em Londres, já que a menina partiu de BH com o intuito de estudar por 6 meses na capital inglesa.



Minha amiga me mandou um e-mail para que eu desse uma passadinha pelo blog e me divertisse com as situações tragicômicas vividas até então. Lógico que corri para conferir essa “internet-novela”, como minha própria amiga resolveu classificar o blog.



Não posso negar que me diverti muito ao ler as descobertas cotidianas dessa corajosa garota que se desvencilhou de tantos laços para passar um tempo fora. Ri por saber que ela comprou um protetor labial em uma ultra-mega-liquidação (e ainda com sabor morango!) para descobrir logo depois que o danado deixava um gosto tão, mas tãaaao amargo na boca que ela teve de escovar os lábios (isso mesmo, os lábios!) para ver se conseguia se livrar daquele troço.



Ri também da forma como ela descreveu certas coisas, como a rede de farmácias “Boots”, que está em todo canto da Inglaterra. É a nossa “Araújo”, ela disse. Quem é de Belo Horizonte sabe bem o que isso significa, não é?




Quando viajamos, levamos em nossa bagagem não só roupas e ítens de higiene, mas também (e principalmente, pois malas extraviam!) nossas referências, nossa história, nossa cultura. Isso está nas mínimas coisas, é realmente impressionante. E me impressiona também essa história de entrar aos poucos na cultura do outro, que nem massinha colorida que se mistura e, bem aos poucos, vai virando uma cor mais homogênea e...tão nova e brilhante! Sei que daqui a pouco ela vai achar que a Araújo e a nossa "Boots"!



Conheço cada vez mais intercambistas que se aventuram pela escrita quando estão fora do Brasil. Acho que todos deveriam fazê-lo! Nada como registrar momentos tão incríveis para que não se percam na memória, e depois de anos fazer uma visita a esse tempo tão precioso...
Sempre fui adepta a diários de viagens e tenho pilhas de cadernos aqui em casa (desde quando passava as férias em Santos – SP – com menos de 10 anos de idade). Coleciono anotações desde “hoje o sol tá quente”ou “hoje tomei picolé de uva” até “sentei-me às margens do Rio Sena com uma torta de morango em mãos...” - ÔBA!!!!!!!!!!! QUE EVOLUÇÃO!



O importante é tomar cuidado para que a internet não tome uma proporção maior do que a viagem. Mais válido do que registrar é viver intensamente o momento: respirar, sentir, sorver, enfim...



Mas se der para colocar em palavras (e de preferência bem escritas, não é?) a platéia agradece!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




P.S - A foto não é da autora do blog sobre Londres não... Mas achei a foto na internet e achei muito linda. Tem total cara do "encontro com a gente mesmo". É impossível mensurar o quanto aprendemos quando viajamos sozinhos...

2 comentários:

  1. Olá, Luiza!
    Fico imensamente feliz de encontrar o meu London London em seu blog. Londres está sendo excelente para mim e depois de muitos medos, angústias e dificuldades encontradas nessas duas primeiras semanas, agora sim me encontro pronta para vivê-la e respirá-la. Na verdade, o blog surgiu não só para manter meus pais e meus amigos por dentro das nossas novidades londrinas, mas como também uma forma de enfrentar e assimilar melhor todos os sentimentos (novos, velhos ou misturados) dessa nova fase da minha vida. Colocar no papel (ou em todos os meus blogs) o que sinto, com ou sem rima, me acalma (e para aproveitar cada segundo dessa nada-fácil-caminhada, nada melhor que uma boa dose de calma e de tranquilidade, não acha?). Penso que, no final dessa minha jornada, poderei dizer que, além de me encontrar (claro, assim espero), ambas seremos viciadas, não somente em escrever (porque isso é viciante mesmo, e você sabe)como também em VIAJAR (e eu estou começando a te entender, porque isso é, realmente, muuuuuito bom).

    Um grande beijo e muito obrigada pela visitinha em London London
    :*)

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia, eu que fiquei honrada com sua visita. Tenho certeza absoluta que você se tornará viciada em viagens, aliás, já se tornou, né???

    Desejo a você muita inspiração para continuar nos divertindo com suas peripécias pela capital inglesa.

    Tudo de bom!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir