quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Uma passagem para... Onde?


A escolha está feita, você vai freqüentar um curso no exterior. Durante o período de sua empreitada, que pode ter a duração de duas semanas de férias, três meses de licença prêmio ou até mesmo um semestre (ou ano?) sabático, você vai virar estudante novamente, ou continuar a ser um estudante, mas daqueles que respiram ares diferentes.

Sem dúvida este é um passo importante. Grande para alguns, enorme para outros. Mas não se iluda: é apenas o primeiro, a decisão que dá a “arrancada” para as etapas que estão por vir.

Assim como não há passagens vendidas sem destino definido, também não se define um destino sem o cuidado devido. Para onde ir? Esta é uma pergunta com ramificações, pois para descobrir o caminho que resultará no sucesso de uma experiência como essa, é preciso, primeiramente, olhar um pouco para dentro de si. Quais são meus reais objetivos? Poderei alcançá-los com o curso que escolhi? Quão aberto estou para conviver com a cultura que me espera e estabelecer novas relações? Quão preparado me encontro em relação ao idioma estrangeiro? Estou ciente da série de mudanças que enfrentarei durante esse período (clima, alimentação, possíveis alterações no organismo)?

Obviamente, perguntas de ordem prática também não podem ser esquecidas. É crucial, por exemplo, saber se o país escolhido exige visto dos estudantes brasileiros. Se for o caso, é necessário saber se a sua documentação satisfaz às exigências do Consulado em questão. Isso ajuda a evitar a decepção de ter seu visto negado, às vezes em data próxima da viagem, o que causa, além de sentimentos como raiva e tristeza, prejuízos financeiros pelo cancelamento da passagem, curso, acomodação, etc.

Qual o orçamento que você dispõe? Como é o custo de vida na cidade onde viverá? Quantas horas por dia pretende se dedicar aos estudos? Lembre-se: sentir o lugar, conhecer pessoas, lidar com questões do dia-a-dia em outra realidade pode ser tão ou até mais importante do que seu aprendizado em sala de aula. Como estará o clima? A última consideração é importante, já que interfere, inclusive, no planejamento financeiro da viagem. Um exemplo é a necessidade de adquirir roupas apropriadas para um inverno rigoroso. Outro fator a ser considerado é o tipo de acomodação mais adequada ao seu perfil. Você é daquelas pessoas que adora compartilhar experiências e não se importa em dividir a rotina com uma família desconhecida, ou daquelas que preferem ter a privacidade preservada?

Parece uma longa estrada? Não se preocupe! A escolha de um bom consultor educacional fará toda diferença neste momento. Esse profissional o ajudará a percorrer a trilha dos questionamentos e buscar, junto com você, as respostas para todos eles. Aliás, nem todos... Sim, é possível se programar para aumentar consideravelmente as chances de sair satisfeito de sua jornada. Não, não se tem respostas para todos os desafios que você encontrará. No fundo, um toque de surpresa, a chance do inesperado, a beleza do desconhecido, tudo isso fará parte das alegrias de suas novas descobertas. E lhe darão mais ânimo para começar tudo novamente. E para um destino diferente.

Artigo de minha autoria, publicado na Revista Linha Direta - Fevereiro 2010 - Ed.143

3 comentários:

  1. Primeiramente: UUUUUUUUUIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!
    Segundamente: UUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!
    Terceiramente: UUUUUUUUUIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!
    E você que nem sabia que a seguidora/amiga número 71 ia ganhar um vale brinde prá dar uma voltinha no meu coração!!!
    Amei!
    Beijinho
    Tia madrinha

    ResponderExcluir
  2. Primeira coisa q eu falo para meus alunos q vão fazer intercâmbio para estudar línguas : escolha uma cidadezinha no meio do nada.

    Se for para uma metrópole , vai andar com brasileiros, koreanos, chineses, mexicanos e acabou o aprendizado de línguas ali mesmo..rs

    bjos e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  3. ahh, eu mudei o endereço do meu blog, arrume aqui nos links, por favor :)

    http://garotinharuiva.wordpress.com

    bjos

    ResponderExcluir