quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Se viagem inspira, por que tanto a expiramos?



Somos mestres em jogar nossas experiências para fora, seja no Face, Instagram, Whatsapp.

Publicamos fotos que muitas vezes debocham dos ex-amigos, provocam inveja, esfregam na cara das pessoas que "estamos de férias", "aproveitamos a vida", "somos mais, temos mais, sentimos mais, viajamos mais".

Gastamos mais tempo editando as fotos que observando a imagem que está à nossa frente.

Eu sei, nem todo mundo é assim. Redes sociais existem para compartilhar também as coisas boas. Aprendemos com as descobertas dos amigos, as dicas valiosas, e muitas vezes viajamos junto só de observar aquelas cenas postadas. Mas dá pra sentir com aquela sintonia fina que todos temos em algum lugarzinho de nós, qual é a diferença entre compartilhar e esnobar, entre crescer e depreciar, entre colaborar e denegrir. A gente sente, sabe, e curte quem usa a inteligência e delicadeza nas redes.

Em minha última viagem, fui a um restaurante localizado em uma das áreas mais lindas que pude conhecer. Logo na entrada, uma placa avisava aos visitantes: Não temos wi-fi, temos vista. Meu Deus, e que vista! Tão linda que ainda fecho os olhos e tento imaginá-la novamente nos momentos de estresse. Como seria bom estar ali de novo...

Coincidentemente, dias depois, um outro restaurante escolheu novamente uma placa para receber seus clientes. Essa já dizia: Não temos wi-fi, conversem entre si.

Que tal trocar experiências em um encontro com os amigos ao voltar de viagem? Mas que seja um diálogo de verdade, uma troca, um momento de dar e receber. Ofereça dicas, pense no outro, pergunte sobre as experiências de quem está ali com você, e que certamente possui algo para enriquecer ainda mais o bate-papo. Por favor, não vá pelo caminho do "eu isso", "eu aquilo". Olhar para o próprio umbigo está fora de moda. Se quer compartilhar, faça-o, mas honrando o verdadeiro sentido da palavra. E viaje cada vez mais, pois terei prazer em segui-las, seja lá onde for!

Nenhum comentário:

Postar um comentário